a arte mundial
Nos moldes das pinturas das Cavernas de Altamira e Lascaux situadas na Europa, no Brasil também se encontram inúmeros sítios arqueológicos com pinturas rupestres carregadas de significados, um exemplo marcante é a Serra da Capivara (Piauí). A função destas obras, entretanto, se mantém a mesma em todo o planeta: tratam de questões mágicas e ritualísticas ligadas à preservação da espécie.
Um pouco mais além, no Período Paleolítico, se destacam pequenas estátuas de osso, pedra ou marfim, em formatos femininos e arredondados, às quais se atribui o título de deusas da fertilidade. Um exemplar destas deusas é a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria; ela possui cerca de doze centímetros de altura e deve ter sido produzida entre 25 e 20 mil anos a.C.
Na Idade Antiga, recebe destaque a arte grega. Dentre as cidades-Estado gregas, Atenas se tornou a mais famosa por sua produção artística. E é na escultura que percebemos com mais clareza a evolução estilística do período. Inicialmente rígidas e estáticas, a representação tridimensional das figuras humanas dava-se o nome de Kouroi e Kourai, denominações que equivalem, respectivamente, às esculturas masculinas e femininas; eram geometrizadas e remetiam aos padrões