A arte medieval
Notre Dame -paris
Trabalho realizado por:
Carlos Cardoso nº 10 7ºD
Sandro Tomé nº 18 7ºD
Disciplina: História Professora: Ana Frade
Campo Maior, Maio 2011
Índice
Introdução………………………………………………………………………………..1
Desenvolvimento………………………………………………………………………...2
Estilo Gótico……………………………………………………………………..2 Arquitetura……………………………………………………………………….3 Escultura…………………………………………………………………………5 Pintura……………………………………………………………………………6 Estilo Gótico em Portugal………………………………………………………..9
Conclusão………………………………………………………………………………11
Bibliografia……………………………………………………………………………..12
Introdução
A Idade Média, Medieval, Era Medieval ou Medievo foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa, convencionada pelos historiadores, em quatro "eras", a saber: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Este período caracteriza-se pela influência da Igreja sobre toda a sociedade. Esta encontra-se dividida em três classes: clero, nobreza e povo.
O sistema político, social e económico característico foi o feudalismo, sistema muito rígido em progressão social.
Fome, pestes e guerras são uma constante durante toda a era medieval. As invasões de árabes, vikings e húngaros dão-se entre os séculos VIII e XI. Isto trouxe grande instabilidade política e económica.
Com a queda do Império Romano, técnicas artísticas da Grécia Antiga acabaram perdidas, entre elas estava muito do que se sabia sobre a noção de perspectiva. A pintura medieval passa a ser predominantemente bidimensional, e as personagens retratadas eram pintadas maiores ou menores de acordo com sua importância. Esse caráter estilizado das obras do período é também entendido como um reflexo próprio daquele contexto cultural, que enxergava a vida com forte ênfase no seu