a arte de ser pedagogo
Antigamente quem cursava pedagogia tinha que estar ciente que iria lecionar, pois esse era o dever de um pedagogo, transmitir o saber, continuo achando que essa é uma de suas funções, mas hoje o pedagogo tem opções de varias outras funções, tem vários campos de atuação e assim o pedagogo vem ganhando espaço, quebrando essa regra antiga que quem se formava em pedagogia estava apto apenas a trabalhar em sala de aula.
Hoje um pedagogo pode atuar na parte administrativa escolar, em hospitais, empresas e ONGs, alem de lecionar.
O pedagogo tem em suas mãos, ouso dizer, o futuro da nação, pois não existem médicos, dentistas, arquitetos, farmacêuticos e qualquer outra profissão que não tenham estudado com um pedagogo. O pedagogo é a base, é o primeiro passo para o futuro, é quem ensina, e quando digo que ensina, não digo ensinar qualquer coisa, pois, para ser um bom profissional precisa-se estar atendo a tudo, estar atualizado sempre, pois cada vez mais os alunos exigem. Hoje o mundo e os alunos cobram o melhor, por isso que para ser um pedagogo exige dedicação, paciência, amor, respeito e acima de tudo responsabilidade. Responsabilidade com o futuro e com a vida.
O pedagogo lida com o diferente, pois em uma escola, empresa, ou qualquer outro ambiente de relações humanas, ele vai conviver com pessoas de todas as religiões, cor, classe social e alem do mais ele necessitar estar preparado porque cada criança traz consigo uma bagagem emocional, que cabe ao pedagogo entender cada uma para que possa ensinar essas crianças.