O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS.
PEDAGOGIA
CORDÉLIA DE SENA OSÓRIO
SER PEDAGOGO
Viçosa
2014
CORDÉLIA DE SENA OSÓRIO
SER PEDAGOGO
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Viçosa
2014
Ser pedagogo
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Hoje esse termo assume nova definição sendo o pedagogo considerado o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia que é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo.
Encontram-se várias definições para o termo Pedagogia como, por exemplo: é a ciência da educação; a ciência e a arte de educar; é a arte de educar, e para alguns estudiosos, Pedagogia é a reflexão metódica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa, e não é só na escola que ocorre as práticas educativas,ou seja, ela não se refere apenas às atividades escolares, tendo em vista que o o campo educativo é bastante amplo, a educação ocorre também na família, no trabalho, na rua, na comunicação etc. Logo a educação não pode ser minimizada ao ensino escolar e nem a pedagogia aos métodos de ensino, se existe variedade de praticas educativas, também deve existir variedade de pedagogia: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., além, é claro, da pedagogia escolar.
Apesar de tantas pedagogias a que mais engloba as características primordiais é o de que a Pedagogia é a filosofia, a