104879760590
371 palavras
2 páginas
A arte de ser PedagogoVocê sabe o que é ser pedagogo? Quando vamos a uma escola ou ouvimos falar desse profissional nos perguntamos sobre a função dele no mercado de trabalho, para que ele estuda, o que ele faz, ele trabalha somente em escolas? São questões simples, porém significativas para quem estuda ou atua nessa área. Ouvi muitas vezes pessoas comentando que professor e pedagogo têm a mesma função, ambos dão aulas e trabalham em escolas. Dúvidas frequentes e para algumas pessoas desinteressantes, porém não sabem da importância e do potencial que tem esse profissional.
Segundo o dicionário Aurélio, pedagogo é o profissional ou especialista em pedagogia; o que estuda e aplica a arte de educar (isso me fascina: A ARTE DE EDUCAR). A palavra pedagogo tem origem grega, que significa paidós (criança) e agogé (condução), ou seja, conduzir a criança ao conhecimento, ao aprendizado. Esse profissional atua em processos pedagógicos e também educativos, ou seja, relacionados com o ensino. Ele pode atuar inclusive em empresas e hospitais, desenvolvendo projetos educativos. Trata-se de um indivíduo preparado para desenvolver um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo o conhecimento que o mesmo adquiriu em sua faculdade e em cursos. O trabalho do pedagogo está intimamente relacionado com o professor, operacionalizando projetos, métodos e sistemas pedagógicos das instituições escolares, visando o desenvolvimento do processo de aprendizagem assim como identificando as dificuldades dos indivíduos, desenvolvendo práticas e didáticas pedagógicas, sempre mantendo um nível elevado de conteúdo educacional. Dentro de uma instituição de ensino é o pedagogo que instrui os educadores, que auxilia o corpo docente, é ele o responsável pela parte documental, organizando reuniões, congressos, buscando inovações.
Ser pedagogo é trabalhar porque ama o que faz e não para ganhar dinheiro, é buscar formas de ajudar, compreender, mediando conhecimento. É lutar por uma educação