a arte da guerra do ponto de vista da administração
Título da resenha: A Arte da Guerra do ponto de vista da Administração
Autor: Sun Tzu.
Ano de produção: cerca de 500 a.C.
País de produção: Estado de Wu (pertencente a atual China)
A Arte da Guerra do ponto de vista da Administração
O livro A Arte da Guerra tem como seu escritor o general Sun Tzu, grande estrategista que pôde aplicar suas habilidades na guerra entre Wu (nação pela qual lutava) contra Chu. Desta guerra Sun Tzu registrou suas impressões e concepções transformando tudo isso em idéias e dando origem a uma das mais famosas obras de todos os tempos.
Apesar de ter sido escrito acerca de 500 anos A.C, A Arte da Guerra teve grande influência entre líderes de diversas nações, dentre eles possivelmente estão, Napoleão Bonapart e Mao Tse Tung. Porém, nos dias atuais esta influência vai muito mais além dos ideais militares, a obra é considerada como um grande auxílio na área dos negócios, se tornando um requisito básico de conhecimento entre gestores e administradores.
Tal afirmação pode ser explicada pelos vários princípios abordados por Sun Tzu, dentre os quais pode-se destacar a idéia de como alcançar os objetivos com a menor quantidade de força e recursos, idéia que certamente influenciou no pensamento de Taylor quando o mesmo apresentou o estudo dos tempos e movimentos, buscado otimizar a produção com movimentos repetitivos e decorados, diminuindo assim o desperdício de tempo e recursos e consequentemente tendo um resultado mais eficaz.
Em seu livro Sun Tzu defende a idéia de que, se as ordens não foram claras era culpa do general que os soldados não realizavam as tarefas, porém se as ordens emanadas pelo general foram claras, a culpa de os soldados não realizarem tal tarefa era dos oficiais subordinados. Esse pensamento de certa forma está ligado a outro ponto apresentado pela Teoria da Administração Científica de Taylor, que frisava a importância do conhecimento dos objetivos da empresa e das ações realizadas