redaçao
Pais, professores, escola e toda a sociedade em geral enfrentam dificuldades na educação das crianças. A relação entre escola e família baseia-se na parceria envolvendo expectativas recíprocas, isso demonstra como a família interfere na educação de seus filhos no processo de ensino-aprendizagem. A família tem um papel fundamental na educação do país, no desenvolvimento e seu desempenho da criança. As mudanças na família afetam a sociedade como um todo.
Biasoli (2005) aponta que a educação em geral enfrenta dificuldades na tarefa de transmitir os padrões, valores e normas de conduta as crianças, que possam garantir uma vida em grupo que lhes dê inserção na participação social e no seu desenvolvimento escolar. O autor afirma, que a ausência desses valores, se deve pelos conflitos gerados na atualidade. Os jovens foram levados a rever seus valores, isso se deve a vivência de conflitos e contradições da nossa realidade. O que levam a buscar respostas que possam resolver suas duvidas, mas se deparam com uma diversidade de informações. Defende que devemos observar a maneira como estamos lidando com nossos filhos, passando a desempenhar um bom relacionamento familiar e assim desenvolver o individuo num processo de socialização e ao mesmo tempo desenvolvendo suas potencialidades.
Carvalho (2004) concorda que o envolvimento dos pais na aprendizagem é importante, pois melhora o desempenho dos filhos na escola e na vida. Argumenta também que participar da educação é demonstrar interesse pelo filho. Interesse pelos filhos demonstra que eles são valorizados e com isso se tem uma aprendizagem satisfatória. Se há uma concordância do conteúdo, método e qualidade do ensino oferecido pela escola e apoio e interesse dos pais nas atividades da escola, apresentam um aproveitamento do individuo e eficácia escolar. Assim, a escola espera que mães e pais arranjem tempo para monitorar o dever de casa diariamente e que atendem algumas demandas escolares