A aliena o social resumo
Para entender melhor precisamos primeiro compreender o fenômeno da alienação social. Os seres humanos sentem a necessidade de oferecer uma explicação para a origem e a finalidade do mundo.
Para buscar essa explicação, os humanos projetam para fora de si um ser superior dotado de qualidades que julgam as melhores:inteligência,vontade livre,bondade, justiça,beleza,isso o faz sentir s e onisciente e onipotente,aquele que sabe,pode e faz tudo,e se esquecem de que foram criadores desse ser e passam a acreditar no universo,ou seja, que esse ser foi quem os criou e os governa.Passa a adorá-lo e temê-lo.Não se reconhece nesse outro que criaram. ¨Outro¨em latim quer dizer:alienus,ou seja os homens se alienam e Feuerbach designou com alienação esse fato.
A alienação é um fenômeno onde os homens produzem ou criam alguma coisa, dão independência a essa criatura como se ela existisse por si mesma,e em si mesma,fazendo-a um ser separado do homem,superior e com poder sobre ele.
Marx não se interessou apenas pela alienação social mais em compreender as causas pelas quais os homens ignoram que são os criadores da sociedade, da política,da cultura e agentes da historia ,compreender por que acreditam que a sociedade não foi instituída por eles,mas por vontade e obra dos deuses , da natureza,da razão,sem perceberem que são eles mesmos que determinam,criam as instituições sociais,família,trabalho,relações de troca,linguagem oral,escrita,religião,escola,artes,política,leis,deveres,impostos,prisões,as ações sociopolítica e histórica chama-se práxis e o desconhecimento de suas origens e de suas causas,alienação.
Marx estudou o fenômeno da alienação modo como as sociedades são produzidas historicamente pela práxis dos seres humanos,verificou que uma sociedade seja ela pequena, grande,tribal,imperial não importa sempre começa por uma divisão e essas divisões são organiza as relações sociais ,no trabalho na luta pela sobrevivência e se agrupam para explorar os