Resumo do livro: etica e serviço social: fundamentos ontologicos
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS.
PÁGINAS: 15 a 22
DESENVOLVIMENTO:
O eixo condutor da análise é dado pela apreensão das determinações e mediações que incidem sobre a consciência ético-política da profissão.
O desenvolvimento da análise, apoiada no método critico dialético de Marx, demandou a compreensão da gênese da profissão. Para isso, foi preciso reconstruir a base de fundação ontológica da ética na vida social.
O método indicou o cuidado de não realizar uma análise moralista da realidade. Mas é o método também que indica a impossibilidade de uma análise desprovida de valores. A medida de valor é dada pela concepção marxiana de riqueza humana, o que constitui uma ética dirigida à emancipação humana.
Nestes termos, o tratamento dado a ética profissional fundada em Marx é orientado pelas suas possibilidades de efetuar uma crítica a sociabilidade burguesa, tendo por parâmetro a condição ontológica dos valores na história.
Percebemos, assim, a complexidade da ética profissional, o que impede de tratá-la apenas em sua formalização no código de ética.
Apresento a concepção de ética que elaboro. A ética é definida como uma capacidade humana posta pela atividade vital do ser social; a capacidade de agir conscientemente com base em escolhas de valor, projetar finalidades de valor e objetivá-las concretamente na vida social, isto é, ser livre. Tratada como mediação entre as esferas e dimensões na vida social, e atividade emancipadora, a ética é situada em suas várias formas e expressão.
A ética profissional é tomada em suas particularidades, como expressão: de um ethos sociocultural e profissional, da moralidade profissional, de suas bases teóricas e filosóficas, do produto concreto de sua prática, de sua normatização. Tais particularidades são situadas na relação entre as demandas ético-políticas e as suas respostas, e cada momento histórico.
As potencialidades do Código atual são afirmadas pela sua projeção de uma nova