A Aia Ec A De Queiroz
Aia”
Autor: Eça De Queiroz
Editora: <Livros do Brasil>
Lisboa
Índice: o Personagens o Espaço onde decorre a ação o Breve resumo o Biografia do autor
Personagens o Rei- Jovem, valente, formoso e alegre; o Aia- Negra, bela e robusta; o Rainha- insegura e indefesa; o Principezinho- calmo e adorável; o Escravo- inocente, feliz, calmo, humilde e adorável; o Tio- cobarde, ambicioso, bravio e mau
Espaço onde decorre a ação o Os principais locais onde decorre a ação são: o Reino o Palácio o Quarto dos bebés o Tesouro
Breve resumo o Um certo dia o rei jovem e valente partira para uma batalha por terras distantes, deixando só a rainha e um flho pequeno. Desafortunadamente, o rei perdeu a vida numa das batalhas e foi chorado pela sua esposa. Com a morte do rei, o próximo herdeiro do trono seria o bebé. Este fcou sujeito aos ataques do seu tio. O pequeno príncipe era amamentado por uma aia, mãe de um bebé também pequeno.
Alimentava os dois com igual carinho pois um era seu flho e outro viria a ser seu rei.
A escrava mostrava uma lealdade sem limites.
O tio, como já era esperado, desceu da serra com a sua horda e começou com o ataque ao futuro rei. A defesa estava fragilizada pois a rainha não sabia como fomentá-la, limitando-se a temer e a chorar a sua fraqueza de viúva sobre o berço de seu flho. Uma noite a aia sentiu uma estranha sensação, verifcando a presença de homens no palácio.
Breve resumo(Continuação) o Rapidamente trocou, sem hesitar, as crianças dos respetivos berços. Nesse instante, um homem enorme entrou no quarto dos bebés, dobrou-se sobre o berço de marfm levando o pequeno corpo que ali descansava e partiu furiosamente. A rainha, que entretanto invadira o quarto, parecia louca ao verifcar as roupas desmanchadas e o berço vazio. A aia mostroulhe, então, o berço de verga e o jovem príncipe que ali dormia.
A rainha mostrou, então, o bebé e, identifcando a sua salvadora, abraçou-a e beijou-a, chamando-lhe irmã do