zzzzzzzzzzzzzzzzz
A Idade Média é um período de transição entre a Antiguidade e a Idade Moderna que durou cerca de 1000 anos e foi dividida em duas partes (Alta e Baixa Idade Média). Certamente, essa quantidade de tempo implica em várias mudanças e seu percurso transitório e como todas as outras coisas a vestimenta não estaria por fora disso.
Neste período houveram vários conflitos entre grupos importantes da sociedade (Reis, Senhores Feudais e Senhores de Terra) por não estarem prontos para fragmentar seu poder e no meio desses conflitos havia uma parcela muito importante chamada de corte, que tomava decisões importantes na sociedade.
A corte era defensora dos bons modos, ou seja, era espelho para toda a alta sociedade da época. A cópia muitas vezes era sem sucesso, já que assim decidiram mudar seu guarda-roupa e criar leis suntuárias.
Assim então começam gastos enormes com roupas, existia uma espécie de competição e quem obtivesse roupas mais detalhadas e em grande quantidade, era considerado o melhor em poder aquisitivo e social.
Mas a inovação não parou nas roupas, ela evoluiu para o estilo de vida que era extremamente regrado pela etiqueta, essa que se tornava cada vez mais exigente para não ser muito acessível. A etiqueta evoluiu de tal forma que criou uma mudança intelectual na nobreza, já que exigia uma forma de falar mais elaborada e isso só era possível lendo bastante.
Com o passar do tempo a relação nobreza-burguesia não era mais unilateral, a burguesia começou a exercer influência na corte e então as duas classes começaram a se fundir e se tornarem difíceis de diferenciar.