Zoologia
Os metozoários são compostos de numerosas células diferenciadas em muitos tipos, os quais desempenham diferentes funções. Ao menos parte dessas células são dispostas em camadas. Com exceção das esponjas, existe sistema nervoso, centralizado na parte anterior do corpo da grande maioria dos animais bilaterais. Em geral os gametas, que constituem a linhagem germinativa, são produzidos em órgãos, assegurando a continuidade da vida de um soma, cujas células, à exceção das esponjas, não participam da reprodução.
2. Que necessidades básicas todos os animais devem satisfazer? Obtenção do alimento e oxigênio, conservação do equilíbrio hídrico e salino, eliminação de resíduos metabólicos e continuidade da espécie.
3. Quais os principais problemas surgidos com a pluricelularidade? Como foram solucionados?Na condição de multicelular as células perdem a versatilidade e se tornam dependentes uma das outras, gerando problemas e naturalmente soluções. Na maioria das linhagens de multicelulares há uma tendência a mudar de tamanho. Contudo, o aumento do tamanho gera muitas necessidades específicas, a simples osmose já não é suficiente para transportar oxigênio e nutrientes para todas as células e remover os excretas. Isto porque todos os processos metabólicos são mais ou menos associados às membranas de superfície e existe uma capacidade mínima de transporte que a membrana deve ser capaz de realizar. Se ela não pode absorver quantidade suficiente de nutrientes, a célula morre e se resíduos tóxicos não podem ser rapidamente eliminados, sua acumulação também conduzirá à necrose celular.
Soluções: Dobramentos e enrolamentos para aumentar a área de superfície dos órgãos internos e principalmente a