Zoologia Agrícola- Nematoide
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: ZOOLOGIA AGRÍCOLA
DOCENTE: ****
Estudo Dirigido: Nematóides
Recife, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: ZOOLOGIA AGRÍCOLA
DOCENTE: *****
Relatório elaborado por a discente Victtoria Alves que visa à aprovação na disciplina Zoologia Agrícola ministrada pela docente *****.
Recife, 2014
Fitonematóides
Culturas que atacam
Partes da plantas afetadas
Formas de controle
Aphelenchoides besseyl
Atacam a cultura do arroz. Causador da doença chamada ponta-branca-do-arroz.
Arroz: Capacidade de entrar em anidrobiose faz com que ele sobreviva na semente de arroz por mais de oito anos. Quando plantadas, as sementes absorvem água, os nematóides são ativados, saem dos grãos, migram para a zona de crescimento das plântulas e se alimentam das folhas jovens ainda dobradas. O nematóide penetra na espigueta antes da floração esse reproduz. Causa clorose nas pontas das folhas das folhas, que depois ficam esbranquiçadas e retorcidas. Produzem grãos de menor tamanho e peso. Em infecções severas, o nematóide causa esterilidade das espigas.
Arroz: O método mais eficiente de controle é o uso de sementes livre do nematóide e de variedades resistentes.
Aphelenchoides fragariae
Ataca a cultura das folhas de crisântemo ou em morango.
Morango: Anormal crescimento das plantas com nanismo e deformação de brotos, folhas e as flores é o primeiro sintoma. As malformações incluem torção e Beicinho de folhas, subdimensionado deixa com bordas enrugadas, agregação apertado de coroas, pecíolos avermelhados e raquíticas, hastes florais com flores abortados ou parcialmente abortada. A fragariae pode afetar seriamente a produtividade desta cultura de alto valor, como fortemente plantas infectadas não produzem frutos.
Morango: Doenças de nematóides foliares podem ser minimizadas