Zeólitas
Zeólitas são minerais naturais ou sintéticos que apresentam características estruturais em comum. São aluminossilicatos hidratados formados por estruturas cristalinas tridimensionais de tetraedros de SiO4 e de AlO4, ligados entre si pelos quatro vértices de oxigênio. Nessa configuração, as cargas negativas dos tetraedros de AlO4 são compensadas por cátions intersticiais (Na+, K+, Ca2+ e Ba2+) e formam uma estrutura aberta, com grandes canais, por onde a água e outras moléculas podem se alojar eapresentar considerável liberdade de movimento, permitindo a troca iônica e uma hidratação reversível (DANA 1981). Uma importante diferença entre as zeolitas sintética e natural, por exemplo, é que a natural pode conter impurezas e não apresentar cavidades uniformes, além da distribuição de tamanho de partículas ser heterogênea, enquanto que as zeolitas sintéticas apresentam alta pureza por conta do processo de síntese química.
2) Qual a origem do nome?
A origem do nome "zeólita" deriva das palavras gregas: zeo - que ferve, e lithos - pedra, ou seja, pedra que ferve. Esse nome tem relação com uma de suas propriedades, que é a dessorção reversível de água (Giannetto, 1990).
3) Como são formadas?
As zeólitas naturais são formadas a partir da precipitação de fluidos contidos nos poros existentes nas rochas sedimentares, tal como nas ocorrências hidrotermais, ou pela alteração de vidros vulcânicos. As condições de temperatura, pressão, atividade das espécies iônicas e pressão parcial do vapor d’água são fatores determinantes na formação das diferentes espécies de zeólitas. Existem cerca de 40 tipos de zeólitas naturais conhecidas; no entanto, apenas algumas espécies são amplamente utilizadas. Dentre essas se incluem: mordenita, clinoptilolita, heulandita, phillipsita, erionita e chabazita.
As zeólitas sintéticas são preparadas a partir de soluções aquosas saturadas de sais de aluminatos e silicatos, de composição definida, sob condições de temperatura