zeolita A
Resumo
Este trabalho pretende descrever os métodos utilizados em laboratório para a obtenção da Zeólita A a partir de aluminato de sódio e caracterizar as suas principais propriedades e reações.
1. Introdução As zeólitas são aluminossilicatos cristalinos de enorme aplicação industrial. Numerosos processos industriais de refino, petroquímica e química fina utilizam catalisadores à base de zeólitas. [1] A estrutura das zeólitas apresenta canais e cavidades interconectados nas quais se encontram os íons de compensação, moléculas de água ou outros adsorvatos e sais. Esse tipo de estrutura microporosa confere às zeólitas uma superfície interna muito grande. A estrutura da zeólita permite a transferência de matéria entre os espaços intracristalinos. No entanto, essa transferência é limitada pelo diâmetro dos poros das zeólitas. Dessa forma, só podem ingressar ou sair do espaço intracristalino aquelas moléculas cujas dimensões são inferiores a certo valor crítico, que varia de uma zeólita a outra. [2] No processo de produção das zeólitas procura-se encontrar matérias-primas mais econômicas, e esse processo está sujeito a perturbações causadas pelas impurezas presentes nos materiais. Então, é preferível aplicar substâncias químicas puras como materiais de partida, dependendo da zeólita a ser sintetizada e da aplicação pretendida para o produto. [2]
2. Objetivos
Preparar e estudar as principais propriedades da Zeólita A.
3. Parte Experimental
Parte 1:
Preparou-se uma solução contendo 7g de aluminato de sódio a partir de alumínio metálico e NaOH em 150 ml de água destilada. Adicionou-se 12g de NaOH em excesso e em seguida filtrou-se a solução.
Manteve-se a solução filtrada sob agitação magnética e aquecimento até entrar em ebulição. Em seguida adicionou-se na solução ainda quente uma solução de 7g em 100 ml de