Zebedeu
"Um homem Muito importante, Muito ocupado e Muito errado"
Mensagem do dia 15/07/2012 (Domingo /noite) - Igreja Batista Central em Toledo
"19 E ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes, 20 e logo os chamou; eles, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados, o seguiram" (Marcos 1. 19-20)
Introdução
O texto fala do chamado de Tiago e João, filhos de Zebedeu. Mas não é sobre eles que eu quero falar, quero falar sobre Zebedeu, o pai. ELE Muito importante como veremos, estava Muito ocupado e por causa de sua excessiva importância e ocupação acabou tomando uma atitude Muito errada. Os filhos foram seguir o Mestre, ele ficou com o barco, os empregados, as redes e os peixes.
Os filhos foram para uma empreitada incerta, seguir um pregador desconhecido cuja a fama ainda era iniciante, que não tinha a aprovação da sinagoga. Era um itinerante desconhecido. Zebedeu ficou com o seguro, o estável. Mas quem é quem Ganhou?
1. Zebedeu um homem Muito importante
Ele era muito importante para se ocupar com as coisas espirituais, como muita gente hoje em dia. O nome Zebedeu tem um significado muito bonito: "Presente de Deus", este é o sentido do nome. Ele não viu os presentes de Deus em sua vida. Na esposa, nos filhos, nos barcos, nas redes, nos empregados, no fato de que ele era um "microempresário" (usando a linguagem de hoje), a família, a saúde, o trabalho a prosperidade, todas essas coisas eram presentes de Deus. Mas ele não reconheceu.
Uma questão curiosa: Todas as vezes que Tiago e João, são citados juntos nos evangelhos, vem esta menção: "os filhos de Zebedeu". Algumas vezes os nomes nem são citados, Tiago e João, mas apenas a expressão "os filhos de Zebedeu" é usada. Isso quer dizer que ele era muito importante. Ele era bastante conhecido. Ele era tão conhecido que mesmo sendo os filhos seguidores de Jesus, podia ser omitido os seus nomes e ser mencionado apenas "os filhos