zcvzvz

2356 palavras 10 páginas
Obesidade
A obesidade é uma síndrome que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo, acima de 20% do peso considerado ideal para um indivíduo, de acordo com sua estatura.
Na prática, sempre que o ganho energético, obtido pela alimentação, supera o gasto de energia, o organismo acumula as calorias em forma de células de gordura. Na obesidade, porém, há um grande desequilíbrio entre a formação e a destruição dessas células.
Não obstante as questões estéticas e psicológicas implicadas com essa síndrome, é na saúde que o excesso de peso provoca os maiores estragos. A condição, afinal, constitui um forte fator de risco para diversos problemas de saúde, a exemplo de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, artrose, varizes e vários tipos de câncer, reduzindo de modo significativo a expectativa de vida de seus portadores.
Apesar de existirem hoje muitas possibilidades de tratamento, esse mal vem tomando ares de epidemia justamente pelas facilidades da vida moderna, do controle remoto, passando pelo sistema de delivery, até a internet.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 1,6 bilhão de pessoas adultas acima do peso em todo o mundo, das quais 400 milhões são consideradas obesas.
Causas e sintomas obesidade não causa sinais e sintomas diretos, mas manifestações decorrentes das doenças que provoca. De qualquer modo, os obesos apresentam demasiado cansaço, suor excessivo, principalmente em pés, mãos, axilas e dobras, o que também os predispõe ao surgimento de micoses, além de dores nas pernas e na coluna. Dependendo do volume corporal, o indivíduo não apenas tem limitações estéticas e sociais, mas também de movimento, agravando ainda mais sua condição.
A obesidade é sempre dependente de uma combinação de predisposição genética, que faz com que o organismo seja mais lento para digerir os alimentos e utilizar os nutrientes, do ambiente em que a pessoa vive e de seu estilo de vida.
Como acontece em outras doenças, alguns

Relacionados