zaza
O principal objetivo do grupo é demonstrar através da experiência, qual relação do líquido deslocado com o peso do objeto utilizando-se do teorema de Arquimedes (Empuxo). Para demonstrarmos a experiência, desenvolveremos uma balança utilizando material reciclado (garrafas pet) onde poderemos apresentar na prática o conceito de empuxo.
Princípio de Arquimedes (EMPUXO) Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo (). Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso () , devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo () , devida à sua interação com o líquido.
Arquimedes (282-212 AC).Inventor e matemático grego.
Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições: se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);
se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P); e se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P) . Para saber qual das três situações irá ocorrer, devemos enunciar o princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Aplicações do Teorema de Arquimedes
O principio de Arquimedes é utilizado para explicar e calcular a relação de como a força denominada empuxo, atua sobre um corpo mergulhado em um gás ou liquido e como o corpo se comporta quando há a mesma intensidade ou quando