zaio..
De
Historia
Feudalismo
Definição
O feudalismo prevaleceu na Europa entre os séculos IX e XII, consequência da derrocada de Roma sob as invasões bárbaras e de suas lutas internas, com deterioração dos sistemas de relações humanas e econômicas controladas pelo Estado. No fundamento do sistema estava o domínio absoluto do senhor do feudo sobre sua terra e sobre todos que nela trabalhavam para ele como servos, em troca de proteção e de um mínimo necessário à sobrevivência e à continuação desse trabalho. Um proprietário de terras (o rei, ou um nobre), neste caso um suserano, poderia cedê-la, sob determinadas condições a um nobre (neste caso um vassalo) para que este a explorasse com seus servos. Essa rede de concessões cobriu a Europa, suseranos tornando-se vassalos de outros, até o vértice dessa pirâmide, o rei de uma região, de um país. Junto a todo rei, nesse vértice, sempre a figura central da Igreja, o papa; abaixo deles, duques, condes, viscondes, barões, cavaleiros, e o clero. Abaixo desses, os que pagavam os impostos que mantinham aqueles: camponeses (os livres e os servos) e pequenos artesãos.
Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa .
Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
Origem do Feudalismo
O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao Império Romano do Ocidente (Europa) .
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (de 401 a 500), em decorrência das inúmeras