Insperção da qualidade
Resumo: Capítulo 1 (Introdução ao controle estatístico da qualidade)
Alunos: Adelmo Macedo Naomi Djihad
Juazeiro
2013
A qualidade pode ser definida de varias maneiras. Ela tornou-se um dos mais importantes fatores de decisão dos consumidores (indivíduo, organização industrial, loja de varejo, entre outras). Consequentemente, investir na qualidade do produto conduz ao sucesso e crescimento, assumindo uma melhor posição no aspecto competitivo de um negócio.
A qualidade de um produto pode ser avaliada de várias maneiras. Garvin nos fornece oito dimensões de qualidade, elas são: Desempenho (o produto realizará a tarefa pretendida?); Confiabilidade (qual a frequência de falhas do produto?); Durabilidade (quanto tempo o produto durará?); Assistência técnica (qual a facilidade para se consertar o produto?); Estética (qual a aparência do produto?); Características (o que o produto faz?); Qualidade percebida (qual a reputação da companhia ou de seu produto?); Conformidade com especificações (o produto é feito conforme o projetista pretendia?).
Qualidade de um produto possui várias definições, uma delas é: “Qualidade significa adequação ao uso”, essa é a definição tradicional e possui dois aspectos em geral: qualidade de projeto e qualidade de ajustamento. Atualmente prefere-se uma definição moderna: “Qualidade é inversamente proporcional a variabilidade”, que diz: se a variabilidade nas características importante de um produto decresce, a qualidade do produto aumenta. Com a definição de qualidade (moderna) cria-se um novo termo, Melhoria da qualidade. A melhora da qualidade é a redução da variabilidade nos processos e produtos.
Todo produto possui um numero de elementos que, em conjunto, descrevem o que o consumidor considera como qualidade. As características da qualidade são: físicas (comprimento, largura, voltagem, viscosidade, entre outras); sensoriais