ZAC Renan
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ZAC - Zona Afetada pelo Calor
Disciplina: Laboratório de Fabricação
Professor: Leandro Dóro Tagliari
Acadêmico: Renan Strapazzon
Passo Fundo, maio de 2015.
Introdução:
É a análise da seção de uma peça previamente polida e em geral atacada por um reagente especifico e apropriado para cada tipo de metal, de modo a expor a macro-estrutura da peça em análise.
Nas amostras soldadas, cada solução revela diferentes defeitos e áreas na solda. Por exemplo, em certos aços, o ácido hidroclorídrico dissolve inclusões de escória e revela poros, enquanto o ácido nítrico é usado para revelar a zona de grãos refinados bem como o metal de solda.
Em soldagem, estamos interessados em verificar no Ensaio Macrográfico, a geometria (altura e largura dos reforços de solda e dimensões das pernas das soldas de filete) e organização dos cordões de solda depositados na junta em questão, a presença ou não de descontinuidades/defeitos de soldagem, a região de transição entre o metal de base e o metal de solda, chamada de ZTA (zona termicamente afetada) ou ZAC (zona afetada pelo calor).
Especificamente neste ensaio, ensaiamos as durezas em diversas áreas da peça, ou seja no metal base, na ZAC e na solda.
Descrição:
Foram realizados soldas em aço SAE 1020. As juntas soldadas são em “T” e solda de topo. A solda foi realizada com eletrodo revestido (E6013) com uma corrente de 60 a 70 amperes, abaixo podemos ver as duas peças soldadas.
Figura 1. Solda de topo Figura 2. Solda em “T”
Após a solda, as peças foram preparadas através de lixamento, polimento da face da peça na politriz com alumina e ataque de nital revelando as zonas afetadas pelo calor como podemos observar nas imagens acima.
Em algumas situações o ensaio de dureza é aplicado como um dos critérios de aprovação de peças e equipamentos, especialmente nas regiões de soldas.
Então foi feita a