Yogoberry
Capitulo 1
O ESSENCIAL PARA UMA MARCA DAR CERTO NO MERCADO
1 – Tipos de Marca
1.2 – Planejamento
1.3 – Posicionamento
Capitulo 2
CONSOLIDAÇÃO DA MARCA
2.1 – Nascimento ( como surgiu )
2.2 – Estratégia
2.3 – Posionamento
Capitulo 1
O ESSENCIAL PARA UMA MARCA DAR CERTO NO MERCADO
O comércio de produtos e serviços é feito no mundo a séculos e claro, passou por diversos formatos e peculiaridades, fora as constantes adaptações ao longo dos tempos. Uma das adaptações que mais tardaram a acontecer foi a aplicação de nomes aos serviços e produtos negociados. Os Insumos básicos, como sal, açúcar, arroz entre outros alimento, além de roupas, foram as primeiras mercadorias a serem comercializadas e por várias décadas não tinham qualquer tipo de identificação como marca.
Os Primeiros exemplos de marca, segundo Philip Kotler (1996,p.233), São oriundos das artes. No mundo antigo, escultores e dramaturgos nomes em seus produtos, prática essa que teve continuidade durante a renascença onde pintores como Michelangelo assinavam suas obras de arte.
Com o crescimento de empresas de abrangência nacional e internacional, a pr[atica de se adotar não apenas nomes, mas também conceitos para os produtos e aumentou bastante a partir da década de 80. Como será explorado adiante neste trabalho, é inimaginável nos dias d e hoje em que cada mercado soma um número quase incalculável de marcas em cada segmento, que um produto não esteja associado a um nome, uma embalagem, uma cor e ainda, que não represente alguma coisa.
Segundo Marcos Cobra(1986,p.205) para ter uma diferenciação de um produto é preciso investimento em sua marca. Na definição do autor, marca é um nome, termo, desenho ou símbolo, ou combinação dos mesmo que identifica os produtos ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores diferenciando-os dos seus concorrentes. O nome da marca, ou marca nominal, é uma parte de uma marca que pode ser pronunciada ou