yjkjj

409 palavras 2 páginas
Sistema de análise da arte comparada (SAAC) na educação musical
1
Sandra Loureiro de Freitas Reis Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Resumo. A investigação que venho realizando há mais de trinta anos, no âmbito da Estética, da Análise musical e da História da música integrada às várias artes, contribuiu para a idealização do SAAC (Sistema de Análise de Arte Comparada) que é objeto do terceiro capítulo de minha tese de Doutorado publicada com o título: A linguagem oculta da arte impressionista: percepção criadora e tradução intersemiótica na literatura, música e pintura. (REIS, 2001). Neste mesmo livro, o sistema de análise comparada tem a sua fundamentação filosófica, justificativa histórica e metodológica, com exemplos centrados na arte impressionista (música e pintura) e poesia simbolista.
A arte é por nós considerada como tradução poética de aspectos da existência, da natureza e da história, ou seja, metáfora da vida que, em sua forma simbólica, retrata a sua complexidade imensurável. (REIS, 2004).
A pesquisa sobre os elos existentes entre as artes - cada qual em sua própria e peculiar realidade, a partir da investigação dos traços comuns que se mostram na lógica interna e imanente das linguagens artísticas - fez-nos utilizar, na seleção dos paradigmas, terminologia que pudesse ser aplicada a todas elas, considerando-se, em princípio, as afinidades de procedimentos entre elas, mais do que semelhanças, e estabelecendo pontes e correspondências .
O objetivo pedagógico que norteia este trabalho centra-se na didática da expressão criadora, mediante o desenvolvimento da percepção estética, da sensibilidade, da imaginação e da criatividade, ousando considerar o que é visível como índice da fenomenologia do invisível como essência que se manifesta na diversidade das faces da aparência, em diversos códigos, materiais, formas e técnicas.
O sistema de análise comparada (SAAC) considera a existência de diferentes modos de organização de elementos e

Relacionados