YHVHJV
1302 palavras
6 páginas
CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE LAVRAAs características do depósito que ditam a escolha de um determinado método de lavra podem ser criadas antes, durante ou depois a mineralização do ambiente. Do ponto de vista da geologia de engenharia, as seguintes características são importantes: dimensão e forma do corpo de minério, profundidade e tipo de encaixante, resistência e características físicas do minério e fatores econômicos. Como base em conhecimentos geológicos e de mecânica das rochas, os métodos de lavra subterrânea são classificados em:
A. Alargamentos naturalmente suportados
1. Alargamentos abertos (OPEN STOPES)
(a). Lavra ascendente (OVERHAND STOPE)
(b). Lavra descendente (UNDERHAND STOPE)
(c). Câmaras e pilares (ROOM and PILLAR)
(d). Método de subnível (SUBLEVEL STOPE)
(e). Método de recalque ou armazenamento (SHIRINKAGE STOPING)
B. Alargamentos artificialmente suportados
(f). Corte e enchimento (CUT-AND-FILL STOPING)
(g). Alargamento esteiado (STULLED STOPING)
(h). Alargamento por jogos retangulares (SQUARE-SET-STOPING)
C. Alargamentos abatidos
(i). Abatimento por subnível (SUBLEVEL CAVING)
(j). Abatimento por blocos (BLOCK CAVING)
As características que ditam a escolha do método de lavra, também podem ser agrupadas como seguem: resistência do minério e da encaixante, regularidade do corpo de minério, mergulho do corpo e dos ORE SHOOTS, continuidade dentro dos limites do depósito, posição do depósito relativo à superfície e a escavações a céu aberto. Na seleção do método de lavra é necessário se considerar a influência de alguns fatores e menosprezar outros de menor importância de forma que possam ser atendidos os requisitos indispensáveis à execução da lavra, entre os quais citaremos:
Resistência do minério e da encaixante. A resistência do minério e encaixante é a primeira característica a ser observada antes de se dimensionar qualquer abertura, para se determinar o vão seguro, o tempo de auto-sutentação sem suporte,