ygyg
O silencio absoluto só existe no vazio: Estamos permanentemente rodeados de fontes sonoras, úteis ou parasitas,que nos chegam simultaneamente ou alternativamente. No entanto, como fazemos a selecção de todos estes sons? Esquemáticamente, o ouvido codifica as diferentes mensagens sonoras que nos chegam e é o cérebro que tem a capacidade de "reconstrui-las" e "seleciona-las" graças à intervenção da atenção e da memória (veja a página "como ouço"). Isto permite-nos, por exemplo, reconhecer diferentes vozes, compreendera fala, seguir uma conversação apesar da presença de de ruidos perturbadores,ou distinguir os diferentes elementos dum som complexo e disfrutar da música.
AS SENSAÇÕES AUDITIVAS
As características fundamentais da sensação auditiva são: a sonoridade, a tonalidade e o timbre.
A sonoridade é a sensação de intensidade: permite-nos afirmar se o som é mais forte ou mais fraco.
A tonalidade é a sensação ligada à frequência: Permite-nos saber se o som é mais agudo ou mais grave.
O timbre é a característica que nos permite diferenciar da mesma intensidade e tonalidade. A voz de cada pessoa tem um timbre próprio; o mesmo sucede com os vários instrumentos musicais, cada um tem o o seu timbre próprio.
AUDIÇÃO BINAURAL
Quando se ouve um som, cada um dos nossos ouvidos recebe uma informação diferente, produzindo a audição binaural. Como sucede na visão com a visão binocular, a diferença na informação auditiva captada por cada ouvido é necessária para dar "tridimencionalidade" ao som (é a audição