pos graduação
O teatro
Área Língua Portuguesa
Professora: Sueli
Fundamentação
O ensejo do presente projeto reside na característica interdisciplinar dos conteúdos de Artes, tendo como intuito utilizar como recurso pedagógico, o teatro, a música e a dança para possibilitar a ressignificação dos conteúdos do ensino da Língua Portuguesa e Literatura, extrapolando o contexto em que eles se apresentam nos livros didáticos, envolvendo os educandos na construção do conhecimento de forma prazerosa, na tentativa de resolver o grande problema que é fazer com que o aluno torne-se um leitor, e tenha o gosto pela leitura de obras literárias.
As Artes (como é o caso do teatro, a música e a dança), de um modo geral, têm o poder de estabelecer um equilíbrio entre o ser humano e o mundo. Inseri-las como uma estratégia a mais na educação, é colocar em prática propostas e reflexões que evidenciem a importância do conhecimento estético, construída através da palavra, dos movimentos e da melodia. Isso porque, o teatro busca a linguagem corporal, a dança busca os movimentos e a música é o elemento que promove a interação entre o movimento dramatizado no teatro e o movimento coreografado na dança.
O teatro, devido à riqueza de sua experimentação, educa e diverte. É uma atividade lúdica e ao mesmo tempo didática. A música exerce sobre nós um grande fascínio e remete, evidentemente, o seu poder sobre o nosso corpo, fazendo com que ele vibre. A dança nos causa a sensação de bem estar. Quando ouvimos uma música queremos dançar, e, esse ato de dançar permite-nos expressar e representar os sentimentos, os desejos e as emoções.
Por conseguinte, relacionar o teatro à literatura, à música e à dança enriquecerá sobremaneira a prática educativa.
Encenar obras literárias , propiciará condições para que os alunos obtenham domínio de si, que desenvolvam a capacidade de ouvir, de se posicionar, e consoante, a de refletir e ler. Eles experimentam a alegria de uma atividade que