Ygor
Há dificuldades para lidar com as diferenças, especialmente nos relacionamentos onde são tomadas como sinônimo de coisa errada. Correto seriam as certezas de cada pessoa, as diferenças dos outros dificilmente são encaradas de maneira favorável. EXEMPLOS QUE CAUSAM ESPANTO Todas as folhas de uma árvore são diferentes, é impossível encontrar duas iguais. Ainda que a procura envolvesse todas as árvores existentes no planeta, não seriam encontradas duas folhas iguais. O exame das diferenças entre as folhas requerer o uso de instrumentos que possam ampliar os detalhes, mas por menores que estes sejam serão identificados.
Espanto maior decorre do exame de grãos de areia. Também não é possível encontrar dois idênticos. O mesmo pode ser verificado na observação dos cristais de gelo.
As pessoas também são todas diferentes. Em seus aspectos físicos as diferenças compreendem as impressões digitais, a íris, a voz, além de outras características, detalhes que permitem reconhecer a individualidade de cada ser humano. As diferenças vão além quando considerados os comportamentos, atitudes, conhecimentos, crenças, habilidades e outros atributos. COMO CONSIDERAR AS DIFERENÇAS Como considerar as diferenças? Elas constituem, dentro da criação, um fator de abundância, riqueza e deslumbramento. Assim consideradas, são fontes de inesgotáveis oportunidades em qualquer aspecto da vida. A criação de Deus se manifesta magnífica, acima de uma realidade limitada por folhas de árvores, grãos de areia, cristais de gelo e de pessoas iguais.
A alteridade é o toque para que as diferenças das pessoas sejam consideradas e valorizadas com o propósito de concretizar no convívio doméstico, profissional e social a recomendação de amar o próximo. Amar o próximo como ele é com suas diferenças.
A pregação para que sejam eliminadas as