Yasmin Trabs
DEPARTAMENTO DE MATEMATICA
DISCILINA: MATA045-PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO VOLUMÉTRICA DE UM GÁS IDEAL EM UM GASODUTO
Professor : João Nestor
Alunos : Yasmin Braz
Andrei Paullino Everton Cerqueira
Marcelo Kerner
Curso: Engenharia de Minas/Petróleo
Salvador, Janeiro de 2014
OBJETIVO
Tal problemática tem como intuito definir a vazão volumétrica do gás (real) e a velocidade deste através de um duto horizontal cilíndrico.
INTRODUÇÃO
Um gasoduto é uma rede de dutos interligados (denominado “dutovia”), ou seja, consiste numa infra-estrutura fixa que suporta o transporte de gás natural (derivado de petróleo). Ele liga os locais de produção ou extração aos pontos de distribuição ou embarque como terminais de portos. Pode-se definir Dutovias em linhas gerais,como sendo uma intra-estrutura de grande porte formada por tubos de metal, com diâmetro de até 76 cm. Bombas de sucção são situadas nos pontos de partida e em locais intermediários ao longo da extensão dos dutos, acompanhando assim toda dutovia, de maneira a impelir o produto. As dutovias são dotadas de saídas para o ar e os demais gases, com registros/válvulas que tem a função de interromper o fluxo em caso de avarias, e outros acessórios ferramentais, como indicadores e registradores de capacidade.
DESENVOLVIMENTO
Intencionamos, com esse trabalho, criar um programa para facilitar o cálculo da vazão final em um duto, auxiliando assim na otimização do transporte de gás.
A fim de simplificar o programa, adotamos um gasoduto de um duto com apenas uma saída.
Com auxilio da equação de Bernoulli, torna-se possível calcular a velocidade final do gás no fim do duto
Para minimizar o caráter ideal do gás,por sua vez da equação é