xxxxx
O ser humano um é ser social em sua essência e está inserido em um grupo desde o seu nascimento. Com o passar do seu desenvolvimento como sujeito, vai se inserindo em outros grupos onde se desenvolverá, convivendo entre os outros sujeitos do grupo, os seus conceitos, os seus valores e construirá a sua personalidade.
Nessa relação de contato com outros sujeitos, a pessoa vai estabelecendo ao longo da sua vida, diferentes formas de se colocar no mundo, entrando em contato com ela mesmo e com outras pessoas.
Cada ser humano pertence simultaneamente, a vários grupos: família, equipe de trabalho, amigos, etc. Em cada grupo é desempenhado pela pessoa um papel diferenciado pelas regras dos grupos ou pelo seu líder ou em alguns casos que o sujeito é levado a assumir através das relações múltiplas entre diferentes personalidade que o compõem.
O objetivo do presente estudo é compreender do trabalho desempenhado pelo psicólogo como trabalho em grupo.
DEFINIÇÃO DE GRUPO
É possivel definir grupo como um conjunto estruturado de pessoas que pode ser caracterizado pelas interrelações que se estabelecem entre os seus membros e pela consciência que têm de pertencer a este conjunto, ou seja, para que haja um grupo, é impressendivel que se estabeleça interacão entre os membros pertencentes. Para um grupo seja ele qual for não se define pela proximidade ou a soma dos membros, mas como conjunto de pessosas independente.
Os grupos apresentam características que apresentam as seguintes que abrangem os seguintes pontos: os membros pertencentes ao grupo partilham de valores que os ajudam a manter um ideal de atividades, desenvolvem competências entre eles a serem necessariamente utilizadas nas suas atividades, definem normas ou regras para a definição dos papeis que por eles serão internalizados para a realização das atividades definidas pelo grupo e cada grupos possui objetivos que pretendem atingir.
Os membros destes grupos vivem sentimentos de solidariedade e de