Xupa
160301
Atividade Físicas Desportivas e um estilo de vida Saudável
Conceito de Saúde
O entendimento do termo de saúde é decisivo nas atribuições e ações que se pretendam desenvolver. A sua delimitação concetual é, contudo, difícil. Esta dificuldade surge porque há, por um lado, uma evolução dos conhecimentos e, por outro, uma mudança nas preocupações sociais que operam numa determinada sociedade, de forma a ajustar-se de um modo mais adequado aos novos fenómenos. Um grande número de contribuições acerca do tema “saúde” têm assumido que este termo é vago e difuso e, embora muitos autores não se demitam de apresentar a sua visão pessoal dos problemas, ele não pode estar sujeito a interpretações arbitrárias. De fato, corre-se o risco de não encontrar uma linha condutora dos processos de ação que se pretendam desenvolver, no tocante a uma efetiva educação da saúde, pois os limites daquele conceito difundem-se por um vasto e diferenciado campo de percepções, sensibilidades e conceções. Mas como é que podemos definir SAÚDE?
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.
A relação entre as duas ideias antagónicas, a saúde e a doença, tem sofrido, contudo, alterações profundas na sua compreensão. Assim, estas duas noções devem ser interpretadas como fenómenos de um processo integral de vida, isto é, como um continnum que vai desde o pólo positivo – associado à capacidade de um indivíduo demonstrar todo o seu potencial e de conseguir responder positivamente às alterações do seu meio envolvente até ao pólo negativo – associado a um estado de morbidez e de morte prematura. Pólo Negativo Ausência de Doença Pólo Positivo
Morte Prematura
Bem-Estar
Apontamento teórico de Educação Física
Agrupamento de Escolas da Batalha
160301
A saúde não pode, deste modo, ser considerada simplesmente o estado de ausência de doença, mas sim, um