xodo
O significado da palavra “êxodo” é saída, este livro da bíblia foi escrito por Moisés. Existem diversas opiniões sobre a real autoria deste livro e muitos teólogos não concordam que tenha sido Moisés. Mas, queremos levantar algumas evidências que comprovam que Moisés foi o autor de Êxodo com bases bíblicas:
Moisés escreveu um livro conforme a ordenação do Senhor (Num 33:2)
Deus ordenou que Moisés escrevesse um livro (Ex 17:14; 34:27)
Através dos versículos citados acima podemos extrair algumas argumentações testificando Moisés como escritor do livro. A primeira é que nenhuma pessoa daquela época foi testemunha ocular dos eventos e, como tal, era o único qualificado para descrevê-los. Pois, o que está escrito é um relato de quem viu com os próprios olhos os acontecimentos como a travessia do mar vermelho e os dez mandamentos. A segunda é que em Ex 24:4 o livro declara explicitamente que Moisés escreveu todas as palavras e se não fosse ele, isso seria uma mentira e não poderia estar relatado, pois não seria a Palavra de Deus. E por fim, o nosso Senhor Jesus também disse em Mc 7:10 “Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.”
Curiosidades
Quando estávamos pesquisando sobre Êxodo encontramos uma notícia interessante publicada no site da revista Veja da Editora Abril que comprova na ciência a abertura do mar vermelho:
Conclusão
Por mais que tentem contrariar a Palavra de Deus ou mostrarem uma outra verdade ela sempre se estabelece como verdade. Mesmo com tantos argumentos as duvidas apenas pairam, mas nunca testificam outra verdade. O nosso Deus é imutável sem paralelo, sem precedentes Ele é supremo. Ele é invencível, indescritível e não existe outro caminho, outra verdade, outra Palavra e nem outro Deus!