xenofobia
Disciplina: Filosofia
Professora: Ana Bela Braga
Trabalho realizado por: Sérgio Simões N: 28
10ºA
05-04-11
Introdução:
Neste trabalho irei falar sobre o racismo e a xenofobia, em que irei referir a definição de cada um, em que consiste, como surgem, os vários tipos de racismo e como essa situação se encontra actualmente.
Racismo:
O racismo é um pensamento exercido por uma parte de uma população, que consiste na noção de existência de raças humanas distintas entre si e sendo umas superiores às outros, sendo as diferencias características hereditárias, traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais.
A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Diferenciam as raças com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo. Uma forma relativamente recente de racismo, por vezes denominada “diferenciação étnica ou cultural”, defende que todas as raças e culturas são iguais, mas não se deviam misturar, de maneira a conservar a sua originalidade. Não há nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça humana.
O racismo é algo ocorre apenas com os seres humanos (seres com poder intelectual maior que outros), no caso dos animais isso não ocorre, eles aprenderam a viver em harmonia apesar das suas diferenças, o mesmo não acontece com a maior parte dos seres humanos.
"O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo".
Mário Soares, antigo presidente de Portugal
Racismo não tem cor definida. Tanto os brancos podem discriminar os índios, amarelos e negros quanto os índios podem discriminar os