Xenofobia e racismo
Trabalho por: Anna Maria, Jhéssica Patrício, Gabriela Ribeiro e Isabella Gonçalves
Turma: 901
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão do grupo
Bibliografia
Introdução
O objetivo do trabalho é dizer um pouco sobre Xenofobismo e Racismo. Mostrar as diferenças entre um e outro e mostrar também um tema de interesse comum, constante e bastante preocupante, e que deve ser cada vez mais divulgado para que se tomem grandes medidas para por fim a comportamentos xenófobos e racistas.
Desenvolvimento Xenofobismo
O aumento das migrações para a Europa, devido ao aumento da intolerância politica, religiosa e étnica, leva a uma maior xenofobia, muitas vezes de originada por problemas econômicos e sociais e apoiada por alguns partidos políticos.
A xenofobia existe desde a antiguidade. Temos como exemplos, a exclusão dos leprosos da sociedade e o nazismo. Pode manifestar-se como medo a culturas e raças desconhecidas, tendo tendência para se transformar em ódio ou aversão, dando origem a preconceitos. No entanto, é importante, referir que nem todo o preconceito é originado pela xenofobia.
Geralmente, os indivíduos mais discriminados são os imigrantes e as minorias étnicas ou religiosas.
Quando a xenofobia se transforma em um medo excessivo, descontrolado do desconhecido, é considerada uma doença psicológica.
Algumas medidas que podem ser feitas contra a xenofobia é a sensibilização da população contra a xenofobia; integração dos imigrantes nos países para onde imigram; Criação de instituições de apoio a imigrantes; Manifestações contra comportamentos xenófobos; etc.
Racismo
É um preconceito contra um grupo racial diferente daquele a que se pertence, originado pela crença em raças distintas e superiores umas às outras.
Antigamente o racismo surgia muito ligado a escravidão. Depois de sua