xcxcvvc
949 palavras
4 páginas
EMEF PROF JOÃO FRANZOLIN NETOTRABALHO DE HISTÓRIA
AMÉRICA ESPANHOLA
NOME: Isabella Pontes, Haissa Lippi, Guilherme Molissani
Número: 9 7 6
As guerras de independência na América espanhola foram as numerosas guerras contra o Império Espanhol na América espanhola, que ocorreram durante o início do século XIX, a partir de 1808 até 1829. A independência da América Espanhola está relacionada com vários acontecimentos como; Revolução industrial, Iluminismo, Revolução Francesa entre outros.
A américa espanhola foi acionada pela invasão da Península Ibérica por Napoleão em 1808. Além disso, o processo da independência dos países da América Latina ocorreram geralmente em um clima político e intelectual que emergiu da Idade do Iluminismo e que influenciou todas as chamadas Revoluções do Atlântico, incluindo as revoluções anteriores nos Estados Unidos e França. No entanto, a independência da, América Espanhola foram resultados da evolução da situação única da monarquia espanhola. O rei de Espanha, Fernando VII, foi preso e perdeu o trono por ordem de Napoleão, que, em seu lugar, colocou seu irmão José Bonaparte. O povo espanhol não obedecia ao rei francês, e as colônias também se recusaram a fazê-lo.
Com a Europa enfraquecida com a chamada, "Era das Revoluções" a Colônia sentiu que seria a hora certa para lutar pela sua independência. A Espanha estava enfraquecida, pois estava tomada pelo exercito francês de Napoleão. Para as guerras de independência, os colonos se basearam nas ideias iluministas que circulavam por toda a Europa, e na declaração de independência dos Estados Unidos (13 colônias). É nesse momento, no início do século XIX, que a mobilização ganha seus primeiros contornos. Em 1808, a ascensão de José Bonaparte ao trono da Espanha iria desencadear a guerra de independência na América espanhola, devido aos desdobramentos políticos daquela situação. Na Espanha, o povo pegou em armas contra a dominação francesa; na América, os criollos