wwe introdução
Ricardo da Silva – Revista Administradores
Antes de penetrar no conceito de formulação de estratégias, cabe alertar que nesta fase do planejamento estratégico a empresa ou corpo estratégico já coletou várias informações a respeito do ambiente e já possui visão clara de onde quer chegar. No entanto, esta fase exige maturidade e paridade com a visão empresarial, a fim de escolher as estratégias mais assertivas.
Para Goold e Campbell (1998, apud PORTER e MONTGOMERY, 1998) não existe uma maneira única de formular estratégias para todas as organizações. Ao contrário, a melhor maneira é variável de acordo com as características do negócio e suas necessidades. Em face ao tema, Ansoff (1990, p.96) contribui ao estudo ao explanar que "o processo de formulação da estratégia não se aplica em uma ação imediata. No entanto, estabelece às direções gerais de posição da empresa, apontando o sentido onde ela crescerá e se desenvolverá".
Segundo Rodrigues et al (2009), é possível caracterizar as estratégias empresariais em duas grandes dimensões: a competitiva e a funcional. O objetivo deste tópico contemplará apenas a dimensão competitiva, uma vez que a dimensão funcional não é pertinente para a proposta do presente estudo. A dimensão competitiva diz respeito à criação de vantagem competitiva em cada um dos ramos de negócios em que a empresa compete. (PORTER e MONTGOMERY, 1998)
Desta forma, avança-se ao conceito de estratégia competitiva, que, segundo o autor, é a aplicação da estratégia envolvendo vários conjuntos integrados de atividades para uma posição desejada. Para Barney e Hesterly (2007, p.10), a vantagem competitiva diz respeito à capacidade de uma empresa em gerar maior valor econômico do que empresas concorrentes.
Em suma, são estratégias que correspondem a setores específicos da organização, como Marketing, Finanças e TI. O conjunto dessas estratégias leva a organização a responder sempre seu parâmetro de ação - a visão -, que