WResumo Conseque Ncia Da Implantac A O Do Balanced Scorecard Nas Companhias Abertas Brasileiras
977 palavras
4 páginas
Consequência da Implantação do Balanced Scorecard nas Companhias Abertas BrasileirasO presente trabalho tem como objetivo verificar os efeitos da implantação do Balanced Scorecard nos resultados divulgado pelas companhias abertas brasileiras, buscando responder a seguinte questão: As informações emanadas do Balanced Scorecard conduziram à melhoria dos resultados das companhias abertas brasileiras listadas na BM&FBovespa S. A.?
É inquestionável que o mundo dos negócios tem sido influenciado por mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos, por um perfil de clientes cada vez mais exigentes, pela alta concorrência e por muita instabilidade nos cenários político, econômico e social, que agem como fontes de pressão permanente sobre todos os processos de gestão das empresas.
Diante disso, os sistemas de medição de desempenho passam a propor não apenas avaliação por meio de indicadores financeiros, mas também a fazer uso de outras dimensões que a Era da Informação demanda e que estão relacionadas com as necessidades dos clientes e do aprendizado organizacional. A preocupação com qualidade, produtividade e competitividade como base para a sobrevivência organizacional tem levado as empresas a reverem suas maneiras de pensar e agir. E, por isso, a possibilidade da utilização de um modelo mais abrangente tem sido apontada como estratégia capaz de causar impactos nos resultados organizacionais.
A proposta do Balanced Scorecard é complementar as medidas financeiras do desempenho passado com as medidas dos vetores que impulsionam o desempenho futuro. Os objetivos e as medidas do Scorecard derivam da visão e estratégia da empresa, sendo importante para seu crescimento e sobrevivência. E essa visão mais abrangente da empresa, em termos de desempenho integral, integrada e convergente a uma estratégia de gerenciamento, permite tomadas de decisões mais concisas e menos pontuais, uma vez que utiliza um maior número de indicadores.
Com base no conceito de BSC, Kaplan e Norton (1997)