Windows Pros e contras
Vamos começar falando sobre o sistema operacional Windows que é de longe o mais utilizado no mundo. Quase 90% de todos os computadores existentes no planeta utilizam o sistema que consagrou a Microsoft de Bill Gates. Mas será que o Windows merece estar nesta posição tão agradável em relação aos seus concorrentes Linux e MacOS? Para responder a esta pergunta, apresentamos cinco benefícios e cinco desvantagens ao usar o sistema operacional da Microsoft.
Antes disso, vale lembrar que o Windows é, historicamente, um sistema que caiu no gosto dos consumidores de forma rápida. A Microsoft soube unir a tecnologia ao marketing para criar uma condição de necessidade para utilizar o sistema operacional. Desta forma, as principais fabricantes passaram a instalar o sistema em suas máquinas. Outro fato importante para o domínio de Bill Gates é a pouca idade da Apple, que explodiu há muito menos tempo do que a empresa de Gates. O Linux não é tão recente assim, mas sua divulgação em massa começou muito depois do sucesso do Windows.
Pontos positivos
As vantagens de se utilizar o Windows como sistema operacional são várias. A principal talvez seja causada pelo amplo domínio do sistema no mundo. A compatibilidade entre softwares de diferentes computadores é extremamente benéfica, pois permite que usuários de diferentes lugares possam compartilhar informações e arquivos com extrema facilidade, fato que não acontece, por exemplo, com o MacOS.
Outra vantagem importante do Windows é a alta gama de softwares e aplicativos disponíveis, já que o mercado praticamente dominado pela Microsoft demanda muitos tipos de programas para suprir a vontade ávida dos clientes por mais opções.
A facilidade de lidar com a operação propriamente dita é outro ponto interessante, principalmente para quem gosta de mexer com as linguagens de programação do sistema. O Windows permite que usuários com pouca experiência possam realizar tarefas relacionadas a configuração do sistema.