WINDOWS CE
MAURICIO SEIDEL
RAFAEL DRESCH
DESENVOLVIMENTO WEB
Montenegro, agosto de 2013
Lista de Figuras
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A seguir será relatado sobre o sistema operacional Windows CE desenvolvido para dispositivos móveis, tanto smartphones quanto netbooks, por ter como requisito mínimo de processador e memória muito baixo para sua execução. Tendo como sua ultima versão a 6 ele é muito limitado e foi descontinuado pela Microsoft, que não presta mais suporte, atualizações e aplicativos para seu produto.
2. WINDOWS CE
2.1. Propósito do sistema
O Windows CE é um sistema operacional em escala pequena desenhado especificamente para o que a Microsoft chama “information appliances”. Foi construído de raiz numa divisão especial da Microsoft dedicada a produtos embebidos. Era necessário criar um sistema operativo de raiz visto que os sistemas operativos disponíveis como o Windows NT tinham grandes limitações tendo em conta os dispositivos a que o novo sistema se destinava.
O Windows NT e 2000 correm apenas em arquitecturas x86, têm footprint demasiado grande, não têm gestão de energia e suporte de tempo real verdadeiro e finalmente não têm preocupações sobre restrição de energia, memória e CPU utilizadas. É suportado no Intel x86 e compatíveis, MIPxS, ARM, e processadores SuperH Hitachi.
O Windows CE pode ser utilizado mini-computadores, PDAs, telefones celulares e o Dreamcast.
Figura - TELA INICIAL DO WINDOWS CE
2.2. Objetivos e restrições
Foram então definidos objetivos para o CE e seguidos uma série de princípios de desenho que permitissem criar um sistema operativo flexível de forma a ser utilizado num leque alargado de dispositivos inteligentes, só em PDA’s como também noutros sistemas embebidos como por exemplo eletrodomésticos, sistemas de computação instalados em carros, terminais de comunicação e sistemas automáticos.
Tendo em conta este objetivo seria