Win 2000
1. História
Originalmente chamado de NT 5.0, a Microsoft mudou o nome para Windows 2000 em 1999. Uma vez funcionando, a Microsoft teria um único sistema operacional construído em uma tecnologia confiável de 32 bits, mas usando a interface com usuário do Windows 98.
Cada processo tem o espaço de endereçamento virtual de 32 bits com paginação sob demanda. O sistema operacional executa no modo núcleo. O processo pode ter um ou mais threads. Possui um nível de segurança padrão C2 do Departamento de Defesa. Suporta total à execução em multiprocessadores simétricos com até 32 CPUs.
O diretório do sistema é chamado \winnt e o arquivo executável do SO é chamado de ntoskrnl.exe. Muitos dos arquivos e subdiretórios de \winnt levam NT em seus nomes.
Tem diversas características encontradas somente no Windows 98, que tem um suporte completo para dispositivos plug and play, barramentos USB, IEEE 1394 (FireWire), IrDA, gerenciamento de energia. Tem serviço de diretório ativo, de segurança usando Kerberos, de suporte a cartões inteligentes, de ferramentas de monitoramento de sistemas, infra – estrutura de gerenciamento. O principal sistema de arquivo é o NTFS.
Um aperfeiçoamento importante é a internacionalização. Usa o Unicode para dar suporte aos idiomas que não utiliza o alfabeto latino.
Tem vários níveis de produtos, como Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Quando o sistema é instalado o tipo de produto é gravado em banco de dados interno (registro). As diferenças entre as versões são lidas do registro: ProductType e ProductSuite.
Desenvolveu vários conjuntos de ferramentas (kits) para usuários avançados, como as Ferramentas de Suporte (SDK – Kit para Desenvolvimento de Software), DDK (Kit para Desenvolvimento de Drives) e o Kit de Recursos.
2. Programando
2.1 Interface de programação de aplicações WIN32
A Microsoft definiu um conjunto de chamadas funções e tem o nome de API Win32 que é um procedimento de biblioteca que