Wifi
Este trabalho tem como tema protocolos 802.11, expondo suas fases de maturação até o ponto atual, bem como suas aplicabilidades no cotidiano e como de fato funcionam, contribuindo para um melhor entendimento deste quanto a importância nas principais formas de comunicação em rede.
HISTÓRICO
A sigla 802.11 refere-se, a protocolos de transmissão de dados sem fios. O 802.11-1997 foi o primeiro protocolo a dar base à comunicação que ficou conhecida como Wi-Fi. A criação do protocolo 802.11g, em junho de 2003 foi um marco, a partir dele foi possível estabelecer conexões entre dispositivos sem fios com velocidades de até 54 megabits por segundo.
Alguns dos problemas do protocolo g é que ele opera apenas na frequência de 2,4 giga-hertz - um frequência que tende a sofrer interferências de vários outros aparelhos, como telefones sem fios e até micro-ondas - o alcance da comunicação sem fios sob o protocolo 802.11g limita-se a um diâmetro de cerca de 35 metros em ambientes fechados e 130 metros em ambientes abertos - isso em condições ideais. Em outubro de 2009, o IEEE publicou o novo protocolo, o 802.11n. Com ele, as velocidades de transmissão podem chegar a até 600 megabits por segundo e o alcance foi aumentado para cerca de 70 metros em ambientes fechados e 250 metros em ambientes abertos. Além disso, o protocolo n opera tanto na frequência de 2,4 giga hertz quanto na de 5 gigahertz. O protocolo n abriu a possibilidade do uso do que os técnicos chamam de MIMO (Múltiplo Input e Múltiplo Output).
Essa tecnologia permite que a informação seja transmitida e recebida por múltiplas antenas tanto no emissor quanto no receptor, o que aumenta não só a velocidade, mas também a confiabilidade da transmissão. Em novembro de 2011 a primeira versão do protocolo que substitui o protocolo n foi lançada o protocolo 802.11 ac. Com esse protocolo, as velocidades de transmissão entre