Wi-fi shield
Obrigado por adquirir o WiFiShield do Laboratório de Garagem. Através deste manual, você conhecerá maiores detalhes sobre este produto, para iniciar seus projetos com Arduino e integração com redes Wi-Fi.
Conteúdo deste documento ● ● ● ● ● ● Introdução Teste Inicial Módulo RN-XV da Roving Networks WebServer com o WiFiShield WebClient com o WiFiShield Referências
Introdução
Este Shield foi desenvolvido para permitir a conectividade do Arduino às redes ethernet, permitindo aplicações com conexão à internet através da tecnologia wi-fi.
Características: ● ● ● ● Incorpora Módulo WiFly RN-XV da Roving Networks (para maiores informações, consulte o datasheet do fabricante, disponível no fim deste documento). Utiliza os pinos digitais 4 e 5 do Arduino para comunicação serial com o módulo. A alimentação do módulo é feita através do pino de 3,3V da placa do Arduino. Disponibiliza os pinos do módulo em dois barramentos laterais, facilitando aplicações que possam utilizar os pinos de I/O do módulo.
Teste Inicial
Para testar a conexão entre o Arduino e o módulo siga os passos abaixo:
Passo 1: Conecte o WiFiShield ao Arduino. Passo 2: Copie o texto abaixo, cole em um novo Sketch e faça o upload no Arduino.
#include SoftwareSerial WiFly (4,5); void setup(){ Serial.begin(9600); WiFly.begin(9600); } char chOut; void loop() { while(WiFly.available()) { Serial.write(WiFly.read()); } if(Serial.available()) { WiFly.write( (chOut = Serial.read()) ); } delay(1); } //loop
Passo 3: Abra o Monitor de Serial da IDE do Arduino e configure a velocidade para 9600baud e No line ending, você terá a informação abaixo. Neste momento, na placa do módulo, haverá dois Leds piscando: um Verde e um Vermelho.
Passo 4: Digite os caracteres $$$ e pressione Send, você terá a resposta CMD, indicando a entrada no modo de comando. Neste momento na placa do módulo haverá dois Leds piscando: um Verde e um Vermelho. Obs.: O Led Verde estará piscando mais rápido que no