What-If
1.1. Problema
Num processamento de extração de cana-de-açúcar houve um acidente que acarretou na amputação da perna esquerda do mecânico da moenda.
Para evitar esse e outros tipos de acidentes, uma equipe de engenheiros e técnicos se reuniu para propor implementações que evitassem esse contato entre o operador e a moenda, diminuindo assim o risco desses acidentes.
A partir desta reunião, ficou decidido que haveria a troca das moendas por difusores como medida de segurança e também de aumento de rendimento.
1.2. Moenda x Difusor
A extração do caldo da cana consiste no processo físico de separação da fibra (bagaço), sendo feito, fundamentalmente, por meio de dois processos: moagem ou difusão. A difusão ainda é utilizada por poucas unidades industriais no Brasil atualmente, sendo amplamente empregada da Europa em usinas de açúcar que processam beterraba açucareira.
Apesar de terem o mesmo objetivo, moendas e difusores funcionam com princípios diferentes. Enquanto nas moendas a extração se dá por pressão, nos difusores a extração ocorre por difusão e lixiviação. As moendas funcionam a baixas velocidades e altas pressões, por isso tem maior desgaste ao longo do tempo quando comparadas com os difusores.
Outra diferença entre as moendas e os difusores está no rendimento, enquanto o rendimento das moendas, quando bem reguladas, está entre 95 e 97%, o rendimento dos difusores oscila entre 97 e 98%.
1.3. Comissão de Análise
Engenheiro de Processos – Carlos Kenji
Engenheiro de Automação e Controle – Evandro Siqueira
Técnico de Segurança – Livia Estevam
Chefe de Operação – Lucas Cosentino
Segurança – Valdinei Rodrigues
2. Análise What-If
*Substituir o conjunto de moendas por um difusor.
What-if Perigos/Consequências Medidas de Prevenção
E se os operadores não conhecerem o novo equipamento? Risco de acidentes graves e de danificar o equipamento. Treinamento específico sobre o novo equipamento ou contratação de mão de obra