wetet

481 palavras 2 páginas
Mulher com chapéu (A senhora) é um óleo sobre tela do francês Henri Matisse, datado de 1905.
Atualmente encontra-se na posse de um colecionador particular.

A famosa obra, que hoje é vista como um harmonioso arco-íris, um bravíssimo ramalhete de cores, ficou famosa quando da sua exibição no Salon d'Automne, em 1905, ano em que também foi concebida por Matisse. Este seguiu estritamente a técnica de aplicação de camadas de tinta que
Paul Gauguin lhe ensinara.

Gauguin - que já havia feito com que o louco e imperceptível Vincent van Gogh, o seu melhor amigo, se soltasse e sofresse uma incrível explosão de cor, bem notável em Doze girassóis numa jarra - foi, durante os primeiros anos da trajetória de Matisse, quem mais influenciou o artista, tendo conseguido que este se libertasse de todas as tendências naturalistas dos seus predecessores.

Assim, o mais conhecido dos «fauves», sofreu uma enaltecida «explosão de cor», que, controversamente, na obra em questão, não é muito notável. A figura retratada, nomeadamente a esposa de Henri Matisse, adquire uma expressão dramática e entristecida, enaltecida pelas cores azuladas do seu rosto. De fato, o quadro é praticamente composto por cores escuras e frias, geralmente. As únicas cores mais vivas refletem-se nos cabelos e vestido de Madame Matisse.

Porém, no meio de tais cores, sobressai o distinto chapéu com flores da senhora. As flores que o chapéu preenche, foram vistas na época em que foi exibido pela vez primeira como sendo ridículas, sem contornos definidos, incompletas. Todavia, os críticos de arte que tais afirmações fizeram, esqueceu-se de referir que estas são brilhantemente expressivas e, digam-se, frias, enaltecidas pela beleza entristecida de Madame Matisse, que, por sua vez, suporta elegantemente um leque de cor azul, formando uma composição sem precedentes.

Mulher com chapéu, atuando da sua exibição, foi alvo de muitas críticas, já que adquiriu padrões completamente revolucionários,

Relacionados