WEKa em aplicações Java
Francisco Paulo de Freitas Neto1,
1 Curso de Ciência da Computação, Departamento de Ciências Exatas e Naturais – Universidade Federal Rural do Semi árido (UFERSA) – BR 110 - Km 47 – 59625-900 – Mossoró – RN – Brasil. paulo.freitas.nt@gmail.com Abstract. This article presents a case study of data mining applied to meteorology in trying to discover patterns that will be useful when applied to software and models on the market today. Because those are created for global case. Our proposal is to find results that are similar to the reality of a specific region. For this we use techniques and algorithms that are described throughout this paper.
Resumo. O presente artigo apresenta o estudo de caso de mineração de dados aplicado a meteorologia na tentativa de descobrir padrões que serão úteis quando aplicados a softwares e modelos existentes no mercado atual. Visto que esses são criados para um caso global. A nossa proposta é a de encontrar resultados que se assemelhem mais a realidade de uma região específica. Para isso iremos utilizar técnicas e algoritmos que serão descritos ao longo deste artigo.
1. Introdução
Nos últimos anos, uma área da Ciência da Computação que vem ganhando grande credibilidade e reconhecimento é a Mineração de dados. Segundo (Amo, 2004) essa técnica teve início nos anos 80 quando os profissionais da área começaram a se preocupar com a grande quantidade de dados existentes nas empresas. Assim, esses estudiosos começaram a extrair conhecimentos provenientes desse gigantesco acúmulo de dados que outrora não tinham muito a informar para essas companhias. Ao longo desses anos, muitas técnicas foram criadas, outras melhoradas e algumas trazidas de outros ramos de estudo, principalmente da inteligência artificial para auxiliar na Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados, mais conhecida na literatura como