lixo extraordinario
O documentário Lixo Extraordinário, com título original 'Wasteland', é uma produção da Almega Projects e 02 Filmes Produções, com o objetivo de retratar o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho.
O documentário se inicia com Vik narrando como tudo começou. Ele conta que sempre foi uma pessoa de família pertencente à classe média baixa em São Paulo. Ele trabalhava recolhendo lixo das lanchonetes, e um dia, ao ver um rapaz numa briga, foi tentar ajudá-lo. Por causa disso, Vik foi baleado na perna por engano. A pessoa que o baleou, tinha dinheiro e por causa desse dinheiro, ele foi para os Estados Unidos tentar mudar de vida. Lá Vik se envolveu com o mundo das artes. Ele começou a produzir retratos utilizando materiais como areia, açúcar, chocolate, fios, cordões. Vik cita um dos seus trabalhos, que para ele, foi um dos mais importantes de toda a sua carreira: o trabalho das crianças com açúcar. Para Vik, este trabalho trouxe uma grande reflexão: "o que há entre essas criança felizes e os adultos (seus pais) que vivem desolados, trabalhando 16 horas por dia?"
O artista brasileiro decidiu que gostaria de sair do âmbito restrito das belas artes e mostrou seu grande interesse e trabalhar lado a lado com um grupo em que o produto faria a diferença para essas pessoas. Neste intuito, Vik começou a pesquisar as pessoas e qual material poderia usar. Foi aí que surgiu a ideia de trabalhar com os catadores de material reciclável do maior aterro sanitário do mundo: o Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, localizado no Rio de Janeiro. Vik estimou que seu projeto teria a duração de aproximadamente 2 ano e começou os preparativos para executá-lo. Inicialmente, a ideia era reconhecer o espaço, ver como eram essas pessoas, a realidade e situação delas de perto. Lá, o artista se impressionou por encontrar pessoas que eram felizes, sorriam e se orgulhavam de seu trabalho. Ao passo de