Weber E Categorias Da Cidade OK
Tópicos esp. Em comunicação, arte e cidade
“CONCEITO E CATEGORIAS DA CIDADE ¨
Max Weber – intelectual alemão, jurista, economista e um dos fundadores da Sociologia. Obra mais famosa : A ética protestante e o espírito do Capitalismo. Suas ideias influenciaram o Direito, a Filosofia, a Sociologia e a economia.
A cidade em uma perspectiva econômica. Uma cidade pode fundar-se de dois modos:
1) Existência prévia de algum domínio territorial ou, sobretudo, uma sede de principado;
1.a) Existência de um intercâmbio regular e não ocasional de mercadorias na localidade, como elemento essencial de atividade lucrativa e do abastecimento de seus habitantes, ou seja, de um mercado.
“Toda cidade no sentido que aqui damos a essa palavra é um “local de mercado”, quer dizer, conta como centro econômico do estabelecimento com um mercado local e no qual em virtude de uma especialização permanente da produção econômica, também a população não-urbana se abastece de produtos industriais ou de artigos de comércio, ou de ambos”. (p.69 e 70).
2) A cidade podia nascer também sem o apoio na corte do príncipe ou da concessão do príncipe, mediante a reunião de intrusos, piratas ou comerciantes colonizadores ou nativos, dedicados ao comércio intermediário. Esse fenômeno foi frequente nas costas mediterrâneas no início da Antiguidade e da Idade Média. (p.70)
“ Cidade de principado” – em que os habitantes dependem de maneira dominante, direta ou indiretamente do poder aquisitivo da grande propriedade do príncipe ou de outros grandes consumidores, ou seja, daqueles que vivem de rendas e determinam as possibilidades de lucro dos artesãos e comerciantes que a habitam. (p.71)
Cidade de consumidores . (p.72) Cidade de produtores – Há fábricas, manufaturas ou indústrias domiciliares que abastecem o exterior. City – A parte da cidade que se compõe quase exclusivamente, ou exclusivamente, de casas de negócios. Weber ressalta que as cidades representam, quase