WEB SEMANTICA
A web semântica é uma extensão da World Wide Web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação, a web 1.0 a principal preocupação dela era a própria construção de rede, torná-la acessível e comercializável, criação de sites, já a 2.0 é mais focada na colaboração online e na partilha entre utilizadores, rede sociais, blogs e etc, a 3.0 é que consideramos hoje de web inteligente, é uma web que se baseia na capacidade de interpretar conteúdos em rede, trazendo resultados mais precisos e inteligentes, um exemplo é o BestBuy.com, esse site teve a integração da sintaxe RDFa aos blocos oficiais que apresentam cada uma de suas lojas, tornando mais visível os dados essenciais(contatos, hora de abertura, preços e etc...)
As ontologias são um bom recurso para a modelagem de conhecimento e para a construção de bases de conhecimento para jogos digitais em contexto de ensino aprendizagem, instrumento utilizado para criar, organizar, formalizar, compartilhar, aplicar e refinar um conhecimento de um dado domínio, deixando o jogo educacional mais inteligente.
COMPONENTES DA WEB SEMÂNTICA
A ilustração a seguir mostra as principais linguagens e tecnologias que fazem parte da WEB Semântica.
Ontologia: Define os conceitos e relacionamentos usados para descrever e representar uma área do conhecimento. A ontologia é usada para classificar os termos usados em uma aplicação em particular, caracterizando possíveis relacionamentos e definindo possíveis restrições quanto ao uso dessas relações.
OWL: A WEB Ontology Language, em português, Linguagem de Ontologia da WEB, descreve as relações entre classes e usa lógica para fazer deduções. OWL foi projetada para aplicações que precisam processar o conteúdo da informação ao invés de apenas apresentá-la aos humanos.
SKOS: O Simple Knowledge Organization System, em português, Sistema Simples de Organização do Conhecimento, é uma Ontologia para expressar a estrutura básica de um sistema, também