Web Proxy
Disciplina: Redes de Informação
Professor: Fernando Esteves
Trabalho realizado por:
- Daniel Pinto Nº7
- Gonçalo Dinis Nº 10
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre o que é um proxy, as suas vantagens, desvantagens, tipos e iremos mostrar também alguns exemplos dos proxy’s mais utilizados.
Proxy - O que é?
Proxy é um servidor intermediário que atende a requisições transferindo os dados do cliente à frente: um cliente conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web, ou outro recurso disponível no outro servidor.
Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar ao servidor especificado.
Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.
Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros.
Surgimento do Servidor Proxy
O servidor proxy surgiu da necessidade de conectar uma Rede local (ou LAN) à Internet através de um computador da rede que com partilha a sua conexão com as demais máquinas.
As máquinas da rede interna não possuem endereços válidos na Internet e, portanto, não têm uma conexão direta com a mesma. Assim, toda a solicitação de conexão de uma máquina da rede local para uma máquina da Internet é direcionada ao proxy;
Proxy - Vantagens
Um proxy aberto anônimo permite aos utulizadores esconderem os seus endereços IP (e, consequentemente, ajudar a preservar o anonimato e manter a segurança) enquanto navega pela internet ou usando outros serviços. Apesar de mal intencionados poderem fazer uso do anonimato para abusar de serviços, um cidadão de um regime repressivo, por exemplo, pode aproveitar-se da habilidade do proxy para