Web intenert
O advento da Internet teve sua origem em uma rede, Arpanet, criada e desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no início dos anos 70. Esta rede tinha como objetivo interligar os centros de controle militar e pesquisa, tendo como necessidade ampliar seus mecanismos de defesa, no contexto da Guerra Fria. Desenvolvendo tal tecnologia, esta permitia a comunicação entre diferentes sistemas de computação, o que possibilitou e potencializou o surgimento e a incorporação de diversas outras redes experimentais que surgiram ao passar dos anos (BRANSKI, 2004).
O conceito de Internet pode ser entendido por:
A Internet é um conjunto de inúmeras redes de computadores, conectadas entre si, que permite a comunicação, partilha de informações, programas e equipamentos entre seus usuários. Constitui a infra-estrutura sobre a qual trafegam grande volume de informações e outros serviços.
(BRANSKI, 2004, p. 2)
Observada tal capacidade em diversidade de recursos, atualmente, uma parte significativa do volume de informação do mundo encontra-se disponível nela, e é fornecida através da World Wide Web, comumente chamada Web (BRANSKI, 2004). Um sistema baseado em hipertexto, onde a informação é apresentada através de páginas virtuais, e seus assuntos e mídias podem ser correlacionados e acessados através de palavras ou frases que são pontes entre os conteúdos afins. Essas ligações, por sua vez, como denotam seu nome propriamente dito, são denominadas links, ou seja, ligações (BRANSKI, 2004). Com o aparecimento e grande poder de ascendência, a Web possui hoje milhares de páginas virtuais que tratam os mais variados assuntos, interesses e notícias, em diversificadas mídias. Porém, devido ao seu crescimento descomunal e descontrolado, os documentos não possuem uma classificação ou até mesmo um padrão para sua organização. Desta forma, surge a necessidade de uma ferramenta capaz de auxiliar os usuários da Internet, em localizar a informação desejada,