web designer
“O web design é uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web. O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito.”
Inicialmente, as páginas para a web eram construídas por uma pequena minoria, que dominava basicamente a linguagem HTML. Ainda não ocorria a idéia de preocupação com o design e a apresentação gráfica na internet, já que os websites brasileiros ainda contavam com um infraestrutura muito pequena (eram os primeiros provedores de serviços de internet ou websites informativos, bem como os primeiros mecanismos de busca). Passado algum tempo, o acelerado crescimento do setor obrigou as empresas que possuíam websites a investirem na diferenciação de seus domínios. Uma "corrida contra o tempo", que também incentivou o aperfeiçoamento dos softwares para criação de layouts e aplicativos para a Web.
Competitividade, novos recursos, correr contra o tempo. O ponto de partida para, assim pode-se dizer, o surgimento do Webdesign. Contava agora para as empresas, que desejavam destacar-se e permanecer no mercado virtual, um visual agradável e, ao mesmo tempo, chamativo, que dispusesse na própria home page amostras de todo o conteúdo e recursos que o Website podia oferecer ao usuário.
O estudo da concepção visual da Internet chamou a atenção dos designers gráficos, que descobriram e aperfeiçoaram o uso de ferramentas avançadas de criação gráfica. Emergia rapidamente um novo profissional, o Webdesigner, cujos talentos deveriam estar voltados a cuidar do visual e da construção completa (desde montagem de tabelas até recursos dinâmicos) de um Website.
A popularização da Internet trouxe a todos a vontade de possuir um Website ou, ao menos, marcar presença na rede. A busca dessa "identidade virtual" foi o ponto de partida para a "febre" dos cursos de